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Blog da Microsoft Brasil

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17/09/2013

Saindo da caixa de busca – um novo visual para o Bing

Desde o começo do Bing, estabelecemos que faríamos busca de forma diferente. Sentimos que indexar informação era importante, mas sabíamos que a mágica não vinha de dar apenas uma lista com zilhões de links. A mágica vem do fato de as pessoas serem capazes de fazer coisas com a informação que elas encontraram e de dar poder às pessoas para que elas façam o que é necessário. Proporcionar clareza e contexto para o que importa. Desde a busca pela resposta perfeita até o mapeamento das rotas mais rápidas para encontrar o lançamento mais recente para assistir no Xbox, o Bing oferece o que você necessita da forma que você precisa disso. Acreditamos que, desde o dia um, nos dedicamos a fazer essa mágica todos os dias.

Nós nos perguntamos a razão de sermos tão focados na ideia de que escrever em uma caixa de busca é a única forma de encontrar respostas. Você não vive em uma caixa. Dessa forma, por que você deveria pesquisar em uma? E se trouxermos a informação até você da forma como você precisa dela? E se nós a integrarmos nos produtos que você usa todos os dias e sempre trouxer até você os resultados antes mesmo de você pensar em buscar? E se nós nos afastarmos dessa visão antiga de “busca” e criarmos o nascimento do “encontrar e fazer”?

Nós abraçamos essa missão de empoderamento das pessoas com conhecimento. Estamos criando produtos e experiências que celebram o insight sobre apenas listas de fatos. Estamos integrando com produtos que você usa diariamente para tornar essas experiências melhores. A busca de voz funciona no Xbox por causa do Bing. Os documentos do Office podem incorporar imagens e mapas detalhados por causa do Bing. Você pode colocar seu Windows Phone próximo a um sinal em idioma estrangeiro e obter a tradução instantânea por causa do Bing. Você pode personalizar apps de notícias, ações, esportes, previsão do tempo, comida e saúde em seu tablet graças ao Bing. Até os usuários do Yahoo obtêm ótimos resultados de busca graças à longa parceria com o Bing.

Com essa reinvenção da ideia de busca, sabíamos que precisaríamos de um sinal para mudar o mundo. Estamos construindo sobre nossa herança de ótimos resultados de pesquisa e forjando um novo caminho à frente.

A evolução de nossa identidade

Uma nova identidade visual não acontece de um dia para o outro. Investimos meses buscando formas de atualizar o visual do Bing para representar o que o produto oferece hoje, ao mesmo tempo em que alcançamos paridade visual com a nova identidade visual abrangente da Microsoft. Trabalhamos com designers de produto, gráficos e de experiência do usuário para criar um visual que combine e cresça com o produto.

Sabíamos que nossos produtos estavam evoluindo para além da tradicional página de busca. Estávamos criando apps para Windows 8, estávamos integrando busca no Windows Phone e no Xbox. Isso era muito mais que apenas um novo logo ou um único brainstorm. Reprojetamos nossa visão de marca em alinhamento com nosso roadmap de produto. Entrevistamos nossas equipes. Falamos com as pessoas que nos amam, bem como com as pessoas que mal ouviram falar de nós. Aprendemos mais sobre o que distingue o Bing em suas mentes e como podemos continuar a fazer produtos melhores que realmente importam. Essa foi a fórmula para criar uma nova identidade visual que melhor reflita o Bing como parte da família Microsoft.

Desenvolvimento do logo

Com princípios e frameworks nas mãos, olhamos para a arte. Revisitamos o logo atual e diagnosticamos que ele não estava funcionando. Olhamos para a nova identidade da Microsoft e fizemos centenas de estudos para observar movimento, fonte, cor, tamanho e forma. Construímos peças publicitárias de teste, exemplos de produtos localizados para a China e cartazes fictícios para ver o que estava funcionando. Desde evoluções simples até as explorações ridículas, aprendemos algo com cada uma.

No fim, nosso novo logo foi criado para ser simples, real e direto.

A palavra-marca é uma versão customizada de nossa fonte corporativa Segoe. Mantivemos o “b” minúsculo em tributo à herança do nosso logo Bing e oferecemos uma posição menos intrusiva. O descender no “g” foi ligeiramente modificado para colocar a curva para cima de forma mais amigável e o corte no topo do “b” espelha o ângulo no corte do “t” em nosso logo Microsoft. Os pares de kerning do “ï”e o “n” são exatamente os mesmos do “i” e do “n” na palavra-marca Windows. O símbolo, um “b” estilizado, evoca um senso de movimento, de direção e de energia. A cor rende uma homenagem livre ao ponto laranja do logo Bing anterior, enquanto também abraça completamente a paleta de cores Microsoft e busca inspiração de um quadrante do logo corporativo.

Os princípios de design da Microsoft estão baseados, em parte, em layouts grid. Sempre chamado estilo Suíço ou Internacional, esse sistema de layout grid tem suas raízes no mapeamento de coordenadas e oferece uma abordagem de design consistente e balanceada. Quando posicionamos o novo logo do Bing em um grid simples, ele instantaneamente se alinha ao layout, oferece ângulos consistentes, sightlines e equilíbrio. E a nova marca rapidamente se sente em casa ao lado de todos os produtos Microsoft.

Elementos de marca

Um logo sozinho não faz uma marca e o Bing tem sido um antídoto colorido para as aborrecidas páginas de busca por anos. O Bing tem oferecido uma nova imagem em sua página inicial a cada dia desde que foi lançado. Nossa tradição de apresentar fotografias inspiradoras e interessantes continuará e as imagens cheias de cor continuarão a ser o destaque de nossa personalidade visual. Você continuará a ver imagens Bing na Web, nos smartphones e no Xbox e poderá baixar essas imagens diárias para o seu desktop.

Para tipografia, padronizamos na Segoe por conta de sua conexão com a identidade Microsoft, mas também por sua legibilidade e clareza. Moderna, mas atemporal, a fonte Segoe será usada nos produtos que criarmos, bem como nas peças de marketing e de comunicação.

A vida acontece em cores – e não em fundo em branco sólido. Com a nova identidade de marca do Bing, abraçamos totalmente o core da paleta de cores da Microsoft, que se baseia em 10 tons ousados. Construída para impacto e para trabalhar bem tanto em meio digital quanto impresso, a paleta Microsoft permite usos de cor vibrantes e emocionantes.

Para o Bing, estamos focados primariamente no laranja, no amarelo e nas cores mais quentes da paleta. Nossa cor principal é o Laranja 124 e nossa paleta primária foi escolhida para personificar as características que essas cores geralmente evocam – clareza, confiança e calor. O fato de termos um forte senso de cor e de vivermos com uma paleta corporativa de cores vibrante nos permite elucidar nossa identidade sem perder a liberdade de explorar e nos expressar de formas novas.

Além de cor, fotografia e tipografia, desenvolvemos um conjunto extenso de elementos gráficos e de elementos animados que serão usados em nossas comunicações. Pegamos a inspiração do novo símbolo do Bing, tomando todos os ângulos para o infinito e adicionando em níveis de cor e transparência a fim de acrescentar profundidade e energia. Chamamos isso de gráfico Searchlight à medida que ele usa o símbolo Bing como um prisma de luz e inspiração. Criamos isso como um dispositivo visual para mostrar energia e movimento entre experiências e linhas visuais conectivas que amarram todos os nossos produtos.

Um sistema para o futuro

A nova identidade do Bing é mais do que um novo logo e uma nova paleta de cores – é um sistema de arquitetura de marca que nos permite evoluir estratégica e visualmente com o Bing em linha com nossa missão e nossos produtos. Nós não definimos isso para oferecer apenas dados via links azuis na Web. Nos dispomos a oferecer clareza, decisões e insights.

O Bing não é mais só um mecanismo de busca em uma página Web. É uma marca que combina tecnologia de busca em diversos produtos que você usa diariamente para ajudar você com insights. É hora de todos nós sairmos do confinamento da caixa de busca para parar de procurar e começar a encontrar.

Veja a evolução em Bing.com/new.

Scott Erickson
Diretor sênior – Brand and Creative

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