Abrimos o Windows Holographic aos parceiros para uma nova era de realidade mista

Share

Por Terry Myerson //

Hoje, 1º de junho, na Computex, dividi o palco com Nick Parker e Alex Kipman para comemorar os dispositivos incríveis de todo o ecossistema Windows – desde PCs para jogos até Internet das Coisas e muito mais – e compartilhar como a atualização de aniversário do Windows 10 trará inovação, criando oportunidades para modernos dispositivos de computação.

A grande novidade na nossa apresentação de hoje foi um olhar para o futuro da computação, onde os mundos físico e virtual se cruzam de formas totalmente novas e criam ainda mais escala para a plataforma Windows.

Estamos em uma jornada incrível com o Windows 10 para entregar mais computação pessoal, pela qual você interage com seus dispositivos tão naturalmente quanto interage com o mundo ao seu redor, suas experiências viajam com você, num sistema projetado partir do zero tendo a segurança em mente. Com mais de 300 milhões de dispositivos ativos rodando o Windows 10, já passamos de um grande começo.

Hoje nós nos concentramos na próxima fronteira – a realidade mista. Fornecer dispositivos com a capacidade de perceber o mundo, quebrar as barreiras entre a realidade física e a virtual é o que chamamos de realidade mista. Imagine-se vestindo um dispositivo de realidade virtual e vendo suas mãos físicas à medida que manipula um objeto, trabalhando na imagem digitalizada 3D de um objeto real, ou trazendo uma representação holográfica de uma outra pessoa ao seu mundo virtual de modo que você possa colaborar. Neste mundo, os dispositivos podem mapear espacialmente o ambiente onde quer que esteja; a manipulação de conteúdo digital é tão fácil e natural como pegar uma caixa ou sentar a uma mesa; e você pode facilmente transportar para a sua próxima reunião ou viajar junto como uma equipe.

A previsão para o mercado dos dispositivos de realidade virtual é de 80 milhões de aparelhos por ano até 2020. No entanto, muitos dos dispositivos e experiências atuais não funcionam em conjunto, fornecem interfaces de usuário, modelos de interação, métodos de entrada, periféricos e conteúdo diferentes. E a maioria das experiências de realidade virtual não pode misturar pessoas reais, objetos e ambientes no mundo virtual, dificultando a criação e a colaboração. Isso acontece porque falta a eles o entendimento do ser humano, do ambiente e de objeto que já está embutido no Windows 10.

Hoje, anunciamos que o Windows Holographic está chegando a dispositivos de todas as formas e tamanhos de realidade virtual completamente imersiva para a computação holográfica totalmente livre. E convidamos nossos parceiros de OEM, ODM e hardware a produzir PCs, monitores, acessórios e dispositivos de realidade mista com a plataforma Windows Holographic.

Para os nossos parceiros, isso cria novas oportunidades de negócios, desbloqueando as experiências de realidade mista em todos os dispositivos. Para os desenvolvedores, os aplicativos do Windows Holographic podem ser escritos agora com a confiança de que serão executados no mais amplo conjunto de dispositivos.

Estamos muito animados por trabalhar com Intel, AMD, Qualcomm, HTC, Acer, ASUS, CyberpowerPC, Dell, Falcon Northwest, HP, iBuyPower, Lenovo, MSI e muitos outros que apoiam grandes experiências de realidade virtual no Windows 10, e estamos ansiosos por abrir o Windows Holographic ao ecossistema de parceiros para o futuro.

Windows: a única plataforma de realidade mista

O Windows 10 inclui o Windows Holographic, a plataforma que dá vida às surpreendentes experiências de realidade mista disponíveis no Microsoft HoloLens atualmente. Oferece uma shell holográfica e modelo de interação, APIs de percepção e serviços Xbox Live.

Consistentes com nossa abordagem para o Surface, nossos esforços de desenvolvimento em HoloLens são projetados para quebrar os limites e criar oportunidades em todo o ecossistema.

Começamos a entregar o Microsoft HoloLens em março, e clientes de todos os setores já estão adotando o potencial da realidade mista, incluindo NASA, Volvo, Lowe’s entre outros. A oportunidade de desenvolvimento é significativa, uma vez que todas as aplicações holográficas são aplicativos universais do Windows e todas as aplicações universais do Windows podem ser feitas para funcionar na plataforma Windows Holographic. Na verdade, já existem centenas de aplicativos universais do Windows na Windows Store que rodam no Windows Holographic. Estou muito impressionado com a criatividade da comunidade no uso do Windows Holographic, e alguns dos meus exemplos favoritos vão desde jardinagem até arquitetura, design de moda, drones voadores e outros aplicativos.

Boas-vindas aos nossos parceiros de realidade mista

Adoraríamos que vocês se juntassem a nós na entrega deste novo mundo de realidade mista. Parceiros interessados devem acessar o WinHec.com para saber mais e se inscrever para unirem-se a nós na WinHEC em Shenzhen e Taipei.

Mal posso esperar para ver o que farão com o Windows Holographic.

-Terry

Terry Myerson é vice-presidente executivo de Windows e Dispositivos. Post original no Windows Blog.

Share
  • Rubens Mateus Padoveze

    Fantástico futuro, divertido e bem pensado video, empolgante texto.

  • Fausto Couto

    Simplesmente fantástico estou começando com tecnologias microsoft mas gostaria de estudar isso.

  • Ricardo Pereira de Azevedo

    Muito interessante, deverá ajudar na educação das crianças e adultos, além de treinamentos tipo simuladores de carro e avião, show!