Chegou a primeira grande atualização para Windows 10!

Nesta quinta-feira, 12, atingimos um novo marco com a primeira grande atualização do Windows 10, que já está disponível* para PCs e tablets. Este update traz melhorias em todos os aspectos da plataforma e da experiência, incluindo atualização de drivers de dispositivo e aplicativos de milhares de parceiros. O Windows 10 também começa a rodar hoje no Xbox One e, em breve, em alguns telefones celulares.

Mas o mais importante é que, com esta atualização gratuita, chegamos ao ponto de maturidade da plataforma em que podemos recomendar com confiança a implementação do Windows 10 nas organizações.

As melhorias na experiência incluem:

  • Desempenho em tarefas cotidianas, como tempo de inicialização quase 30% mais rápido do que no Windows 7 no mesmo dispositivo.
  • Com a Cortana, você pode usar a caneta do seu dispositivo** para rabiscar uma nota no Cortana Notebook e ela reconhecerá o número de telefone, endereço de e-mail e até mesmo o endereço físico para ajudar a configurar lembretes. A Cortana também pode agora controlar seus eventos e reservas de cinema, enviando lembretes úteis para você saber onde ir e chegar a tempo, além da opção de reservar e acompanhar um Uber**. Estamos animados por tornar disponível a Cortana no Japão, Austrália e Canadá e Índia (em inglês), com características e experiências personalizadas para cada mercado.
  • O Microsoft Edge oferece melhor desempenho e segurança, além da guia de pré-visualização, que permite que você passe o mouse sobre as guias abertas e obtenha uma prévia do que há nesses sites sem sair da página em que está. O Microsoft Edge agora sincroniza seus Favoritos e itens da Lista de Leitura entre vários dispositivos para que você possa facilmente ter acesso ao conteúdo que lhe interessa. E a Cortana irá notificá-lo sobre os melhores cupons** de suas lojas favoritas, como Staples, Macys e Best Buy, quando fizer compras no Microsoft Edge.

E há muito mais melhorias no Mail, Calendário, Fotos, Groove, Xbox, Loja, OneNote, Paciência, entre outros.

O renascimento do PC corporativo

A maioria dos PCs corporativos está encalhada atualmente em um mundo de complexidade. Ao longo dos últimos anos, mudaram as nossas expectativas sobre os equipamentos e o local de trabalho. As pessoas querem dispositivos que possam tocar, com uma experiência que se estenda do uso pessoal ao profissional – com software continuamente atualizado, que simplesmente funcione e seja seguro. Elas exigem a oportunidade de usar seus próprios dispositivos no local de trabalho, e os aplicativos que elas conhecem e amam.

Os profissionais de TI sabem que podem oferecer mais. Com esta primeira grande atualização do Windows 10, estamos capacitando-os a fazê-lo, com a primeira plataforma que abrange todos os tipos de dispositivos, permite a gestão tanto dos dispositivos de propriedade das empresas quanto dos pertencentes aos funcionários mas utilizados no trabalho (BOYD), e upgrades dos equipamentos existentes. O Windows 10 já está rodando ativamente em mais de 110 milhões de dispositivos, incluindo 12 milhões de PCs empresariais, e é compatível com o passado, enquanto adotam a nossa nova forma de trabalhar.

Simplificando TI para a inovação contínua

Hoje apresentamos dois serviços gratuitos, destinados a TI para fazer a ponte entre a complexidade atual e o ambiente de trabalho moderno, mantendo o controle e oferecendo serviços de qualidade confiável:

  • Windows Update for Business fornece controles de TI sobre a implantação de atualizações em suas organizações, assegurando ao mesmo tempo que os seus dispositivos sejam mantidos atualizados e que suas necessidades de segurança serão atendidas, a um custo de gestão reduzido. As características incluem a criação de grupos de dispositivos com implantações escalonadas e escalar implantações com otimizações de rede.
  • Windows Store for Business fornece à área de TI uma maneira flexível de encontrar, adquirir, gerenciar e distribuir aplicativos para dispositivos Windows 10 – tanto a Loja Windows de apps quanto a linha personalizada de aplicativos de negócios. As organizações podem escolher o seu método preferido de distribuição, encomendando aplicativos diretamente, publicando apps numa loja privada, ou conectando-se com soluções de gerenciamento.

Gerenciando opções de dispositivos para o ambiente de trabalho moderno

A atualização de hoje apresenta dois recursos projetados para TI capacitar as pessoas para efetivamente, e de forma segura, usar vários dispositivos na execução de seu trabalho:

  • Gerenciamento de dispositivos móveis habilita TI a utilizar todo o poder do Enterprise Mobility Management para gerenciar toda a família de dispositivos Windows, incluindo PCs, tablets, telefones e IOT (internet das coisas). Windows 10 é a única plataforma que pode gerenciar cenários BYOD, dos dispositivos aos aplicativos e dados nesses equipamentos, de forma segura. E, claro, o Windows 10 é compatível com a infraestrutura de gerenciamento existente usada com PCs, dando à área de TI o controle sobre como fazer a ponte entre as duas capacidades.
  • Azure Active Directory Join habilita TI a manter um diretório, permitindo que as pessoas tenham um login e possam utilizar seus dados com segurança em todos os seus dispositivos Windows 10. AAD Join também permite que qualquer máquina fique pronta para a empresa com apenas alguns cliques de qualquer pessoa na organização.

Como proteger sua organização

Toda semana nós vemos no noticiário alguma grande violação de dados, custando a produtividade da organização, a confiança do cliente e causando impacto nos negócios. Sabemos que essas violações muitas vezes levam mais de 200 dias para ser detectadas e vemos seus enormes custos. Especialistas preveem que haverá mais de dois milhões de novos aplicativos de malware até o final do ano. Nós projetamos o Windows 10 para proteger nossos clientes contra essas ameaças modernas, e continuamos a fortalecê-lo como a plataforma mais confiável de todas com características como:

  • Credencial Guard protege credenciais dentro de um ambiente virtualizado com base em hardware e quebra a popular técnica de ataque “pass the hash” usada em muitas das principais violações.
  • Device Guard usa Trusted Boot para evitar que intrusos instalem malware, ajudando a manter seguros os dispositivos da empresa.
  • Windows Hello*** permite que as pessoas digam adeus às senhas com dados biométricos de nível empresarial, incluindo impressões digitais e reconhecimento facial.
  • Windows Defender, o nosso serviço antimalware gratuito, que protege quase 300 milhões de dispositivos Windows todos os dias.

Em breve, a proteção de dados empresariais ajudará a protegê-los, separando os dados corporativos dos dados do consumidor. Atualmente em teste em vários clientes corporativos, a proteção de dados corporativos estará disponível para Windows Insiders brevemente. Com o Windows 10, você não vai encontrar uma oferta mais robusta para proteger sua empresa.

Também na atualização de hoje, estamos cumprindo nossa promessa de permitir aos nossos clientes corporativos desligar todos os dados de telemetria se quiserem. Somos fortemente contra isso, uma vez que esses dados nos ajudam a oferecer uma experiência personalizada segura, confiável e mais agradável. Vamos continuar a trabalhar com especialistas de terceiros e incorporar seu feedback sobre este importante tema.

Agradecemos nossos Windows Insiders

Conversamos muito sobre nosso programa Windows Insider e como esse processo colaborativo aberto tem sido fundamental para as escolhas que fizemos na construção do Windows 10. Quero agradecer aos Insiders que continuaram a participar e investem seu tempo e energia no programa. Durante todo esse tempo, temos também investido no nosso programa Insider para empresas, pelo qual nossa equipe adota organizações complexas e suas necessidades para garantir que o Windows 10 seja uma solução ideal para os seus dispositivos. Nós passamos milhares de horas com empresas como Daimler, Nestlé, KPMG, Hendrick Motorsports, Virgin Atlantic e PGA Tour. Não posso agradecer cada uma dessas organizações suficientemente por seu investimento de tempo em contribuir para o Windows 10. Nós incorporamos a nossa experiência com essas empresas dentro da nossa orientação de implementação para parceiros de TI, e continuaremos as parcerias com todos vocês para atualizar suas organizações para o Windows 10.

Como sempre, queremos saber a sua opinião!

Terry Myerson, VP de Windows e Dispositivos da Microsoft, no Blog Windows.

* Se já estiver usando o Windows 10, você receberá a atualização de novembro de acordo com as suas configurações do Windows Update. Se estiver rodando o Windows 7 ou o Windows 8.1, você pode aproveitar a oferta de upgrade gratuito e receber a atualização de novembro como parte do upgrade para o Windows 10.

** Disponível apenas nos EUA

*** Depende do hardware