Como as máquinas aprendem?

O que o seu e-mail tem a ver com o aprendizado de máquina? Tem tudo a ver! Só que antes de explicar como os dois estão relacionados, é importante conceituar o termo Aprendizado de Máquina. Ele é tão simples quanto parece, o próprio nome já diz: é uma técnica de ciência de dados que permite que os computadores usem os dados existentes para prever tendências, resultados e comportamentos futuros.

Usando aprendizado de máquina, os computadores aprendem sem ser explicitamente programados.

Estranho? Talvez.

Só que essa já é uma realidade hoje e está mais próxima de você do que pensa. A partir dessa tecnologia, os computadores são ensinados a detectar padrões nos dados e adaptar o seu comportamento com base nesta aprendizagem. Um exemplo muito comum são os filtros de spam do seu e-mail.

É verdade que uma pessoa pode criar os filtros das mensagens, procurando por palavras-chave. Esse método, porém, requer disciplina, já que implica a criação de um conjunto de regras, que precisam ser atualizadas manualmente. Mas, por que perder tempo com isso se a máquina pode fazer isso por você?

O Aprendizado de Máquina é uma técnica excelente para economizar seu tempo e energia. Por si só, ela aprende quais e-mails são spam e quais não são.

De maneira simples, os filtros de spam com aprendizado de máquina funcionam da seguinte forma:

À medida que novos e-mails vão chegando, vamos categorizando as mensagens como spam ou não spam. Assim, o filtro pode obter as características de cada e-mail, como, por exemplo:

  • Conteúdo das mensagens
  • Destinatários
  • Remetente
  • Arquivos em anexo
  • Extensão dos arquivos

A tecnologia associa esse conjunto de características com o rótulo atribuído para esses e-mails. Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina, as regras são automaticamente atualizadas, baseadas nas mensagens recebidas e categorizadas pelo próprio usuário.

Viu como não é tão complicado assim? Alguns materiais podem ajudá-lo a entender mais sobre o aprendizado de máquina, como, por exemplo, Introdução à aprendizagem de máquina com o Microsoft Azure, no Microsoft Virtual Academy.