Cortana chega em português na Build 14279 para Windows Insiders!

Por Gabe Aul //

Olá pessoal,

Lançamos hoje a Build 14279 para Windows Insiders na opção Fast Ring.

O que há de novo na Build 14279

Cortana em mais idiomas: Com esta build, disponibilizamos a Cortana em espanhol (México), português (Brasil) e francês (Canadá)! Se você estiver rodando o Windows 10 Insider Preview nesses idiomas, teste a Cortana e conte-nos o que achou. Para cada novo mercado e linguagem, a Equipe Cortana trabalha para desenvolver uma experiência personalizada que seja relevante para cada localidade e língua. Por exemplo, no Brasil, Cortana gosta de pão de queijo, uma comida comum em diversas regiões do país. No México, adicionamos um tom local para retratar o sotaque e a linguagem locais. Mas nosso trabalho nunca está completo e grande parte de nosso processo de desenvolvimento consiste em receber as opiniões do público. Essas são versões iniciais que continuaremos a melhorar baseados nesse retorno, por isso queremos ouvir mais suas impressões.

Cortana lembra coisas para você: Há momentos em dias atribulados nos quais queremos nos lembrar de algo, mas não temos tempo para parar e deixar um lembrete detalhado. Com a Cortana, agora é possível guardar informações úteis como o título de um livro para ler (por ex.: “me lembre de ler [nome do livro]”) ou algo a fazer sem um prazo determinado (ex.: “me lembre de lavar o carro”). Existe a opção de definir detalhes específicos como local, data ou pessoas para que a Cortana retome isso quando for mais relevante. Atualmente, eles podem ser visualizados e editados no mesmo lugar no qual você vê seus lembretes da Cortana. Em próximas builds, a Cortana será capaz de retomá-los quando solicitada, assim como uma assistente pessoal faria.

Experiência de logon atualizada: Antes, no PC, havia dois planos de fundo separados para a tela de bloqueio e a tela de logon. Estamos fundindo a experiência em um único plano de fundo – seu fundo de tela de bloqueio. Isso é similar ao comportamento que é visto no mobile. Se houver um fundo de tela de bloqueio personalizado, ele estará tanto na tela de bloqueio quanto na de logon. Se você utiliza o Destaque do Windows, aguente firme pois essa mudança será vista em uma build futuramente. Estamos trabalhando também em detalhes para tornar a transição da tela de bloqueio muito mais suave.

Melhorias de desempenho no IME japonês: Melhoramos a performance do IME, especialmente na digitação. A experiência de digitar será muito mais suave. Também estendemos nossa predição de conteúdo e você poderá selecionar uma variedade mais ampla de opções na lista de candidatos prevista.

Algumas outras coisas para experimentar

Integração entre o Sway e o app Fotos: Experimente a integração com Sway no app Fotos ao acessar um dos álbuns e clicar no botão “Conte sua história com Sway”. Seu álbum irá então se transformar numa experiência interativa baseada na web na qual é possível usar o Sway para adicionar cabeçalhos, narração em texto, legendas e outros detalhes para aprimorar o fluxo da narrativa e criar uma história própria. Para saber mais sobre a integração entre o Sway e o app Fotos, leia essa postagem no blog (em inglês).

Atualizações de março para o app Xbox (beta) para Windows 10: Uma atualização para o app Xbox (beta) para Windows 10 trará novas opções que incluem um Placar de Líder da Pontuação do Jogador e uma seção “Destaques” atualizada. Se você faz parte do Xbox One Preview, há algumas boas atualizações para você também no console. Leia essa postagem no Xbox Wire para todos os detalhes. Você pode baixar o app Xbox (beta) para Windows 10 na Windows Store.

O que foi corrigido para PC

  • Consertamos um problema no qual Microsoft Edge e Cortana apresentavam travamentos para usuários com perfis móveis.
  • Corrigimos um problema no qual a Cortana continuava a mostrar lembretes que tinham sido concluídos.
  • Consertamos um problema no qual itens copiados/movidos para a área de trabalho não eram exibidos até que fosse atualizado manualmente ao clicar com o botão direito na área de trabalho e escolher “Atualizar” ou pressionar F5.
  • Consertamos um problema no qual alguns PCs apresentavam tela azul ao baixar certos drivers por meio do Windows Update.

Problemas conhecidos para PC

Estamos investigando um problema no qual alguns Surface Pro 3, Surface Pro 4 e Surface Book apresentam um congelamento ou suspensão no qual todas as entradas como teclado/trackpad e o toque não funcionam. Uma solução alternativa é pressionar e segurar o botão de energia para forçar uma reinicialização forçada do dispositivo.

Continuamos a monitorar alguns problemas comunicados por Insiders nos quais alguns PCs travam ou apresentam tela azul ao retornar da hibernação. Desabilitar a hibernação é uma solução alternativa para alguns casos até que isso seja reparado.

Se você possui o Kaspersky Anti-Virus, Internet Security ou o Kaspersky Total Security Suite instalado em seu PC, há um bug de driver conhecido que impede esses programas de funcionar como esperado em builds do Ramo de Desenvolvimento. Estamos em parceria com a Kaspersky para solucionar esse problema em um lançamento futuro, mas não há soluções alternativas conhecidas até o momento. Enquanto esse problema acontecer, recomendamos utilizar o Windows Defender ou outro produto antivírus de terceiros de sua escolha para permanecer protegido.

Estamos recebendo relatórios de travamentos com apps como QQ por conta de um problema de confiabilidade que estamos investigando atualmente. Esse bug também está impactando aplicativos mais antigos como Windows Live Mail e Expression Encoder 4.

Atualizações de firmware para dispositivos Lumia no programa Windows Insider

Já que não temos uma nova build para mobile hoje, é importante que os Windows Insiders saibam que todas as atualizações de firmware para dispositivos Windows 10 serão publicados automaticamente para Windows Insiders conforme eles estiverem disponíveis. Isso permitirá que atinjamos o objetivo de eliminar o intervalo entre a disponibilidade do firmware para outros clientes e Windows Insiders, assim como eliminamos etapas manuais que eram exigidas anteriormente. Para mais informações sobre atualizações de firmware para dispositivos Windows 10, veja essa publicação no fórum (em inglês).

Como sempre, obrigado por fazer parte dos Windows Insiders e não deixe de enviar seus comentários sobre quaisquer problemas que encontre com essas builds pelo app Windows Feedback.

Obrigado,

g

Gabe Aul é Vice-Presidente Corporativo, Equipe de Engenharia de Sistemas.

 

  • CORTANA!
    Chegou!
    Chegou!
    CORTANA!

  • Luis Fernando

    Então… A Cortana está mesmo em português e, mesmo meio perdida ainda está muito bem… Agora, o windows ficou semi traduzido na atualização… Passou a ter um monte de trechos em inglês… Agora é esperar as atualizações…