Educador da Flórida repensa as mídias sociais como uma habilidade para os estudantes

 

Microsoft Educator_1

Um designer, surfista, pai, viciado em comida, fotógrafo, artista, amante da tecnologia, um geek completo: Josh Murdock (@professorjosh) pode desempenhar muitos papéis. No entanto, se você perguntar a alguns de seus alunos, muitos deles professores na mesma universidade e, outros, futuros educadores, dirão que ele é um professor de professores.

Encontrar maneiras de mudar e acompanhar novos métodos de ensino, e conectar-se com os alunos por meio de aprendizagem colaborativa, faz parte do papel dele. Faz mais de 20 anos que Josh começou a dar aulas no ensino superior e, atualmente, ensina à distância enquanto trabalha em Orlando, na Flórida, como gerente de TI para Serviços de Design de Instrução. Josh, que também é um Microsoft Innovative Educator (MIE), passa seu tempo ensinando duas disciplinas que ele gosta mesmo quando está fora da sala de aula: tecnologia educacional e redes sociais.

Josh está desafiando seus alunos, pedindo que desenvolvam apresentações sobre si mesmos e usem uma tela para compartilhar seus projetos. É útil para os alunos desenvolver habilidades modernas, mas isso não vale nada se não puderem usá-las para encontrar um emprego, diz Josh. E foi por isso que seu curso de Rede Social para a Busca de Emprego foi iniciado.

“A alfabetização digital é parte do ensino e as mídias sociais são uma parte importante da compreensão de como se conectar e educar os alunos usando essas ferramentas para coisas além de vídeos de gatos e discursos políticos”, afirma Josh. “De que outra forma eles podem encontrar emprego, aumentar sua rede ou se conectar com profissionais em suas áreas?”

No curso de Rede Social para a Busca de Emprego, os alunos aprendem a melhorar suas contas do LinkedIn e a participar de grupos do Facebook para se conectarem às empresas e aqueles que já estão no mercado de trabalho. Para o seu projeto final, eles devem fazer uma entrevista em vídeo – assim os alunos ficarão confortáveis usando a tecnologia em uma configuração profissional.

Microsoft Educator_2

“Usar o vídeo tanto para o ensino como para a comunicação ao vivo será a norma. Os projetos colaborativos serão a regra com a integração de vários tipos diferentes de mídia. A realidade virtual, a realidade aumentada e a Inteligência Artificial acabaram de começar na educação. À medida que essas tecnologias se expandem e se tornam mais acessíveis, você as verá incorporadas na educação.”

Para ajudá-los a construir, desenvolver e compartilhar coisas com mais facilidade, ele encoraja todos os alunos a usar o Office 365, incluindo o Microsoft PowerPoint e Mix para criar apresentações, o Microsoft Word para criar conteúdo e newsletters e o Microsoft Excel para gerenciar planilhas de notas.

Para Josh, o ensino sempre foi uma paixão, e à medida que a Internet torna as coisas cada vez mais acessíveis, fica mais fácil do que nunca usar as ferramentas de Educação da Microsoft para fazer conexões de compartilhamento de conhecimento com pessoas de todo o mundo.

“Amo compartilhar na comunidade por meio da organização da EdTech Orlando, apresentando na EdCamps, ou simplesmente compartilhando ferramentas básicas no meu blog ou mídias sociais”, conta. “Você precisa continuar jogando e adoro tentar coisas novas com meu filho de dez anos.”

Josh acha que o ensino fornece um tipo especial de emoção, e o que sempre parece trazê-lo de volta ano após ano é ter aqueles momentos de descoberta com seus alunos. Ver alguém que aprende algo novo pela primeira vez o fascina e motiva e, graças ao crescimento da aprendizagem online, ele está constantemente educando pessoas de diferentes origens e de todo o mundo.

Siga a Microsoft Education no Twitter para se juntar, se conectar e se inspirar em educadores como o Josh.