Mais poder para TI conduzir a transformação digital

Por Judson Althoff //

Todos nós já ouvimos falar a respeito das estatísticas espetaculares sobre o crescimento do número de dispositivos móveis e digitais e a quantidade de dados gerados diariamente. Essas tendências representam o salto digital pelo qual nossa sociedade está passando, com grande impacto sobre o mundo dos negócios. Cada empresa em cada setor no mundo está sendo desafiada a deixar de ser uma organização que usa tecnologia digital, para tornar-se uma organização digital.

Com dispositivos móveis superando em número as pessoas que os utilizam, parece que todo mundo é um tecnólogo, até certo ponto. Mas dentro das empresas, ainda são os profissionais de TI os mais bem posicionados para transformar a tecnologia em um motor de crescimento, transformação e oportunidade – num amálgama de software, hardware e serviços, são os que produzem soluções que ajudam as pessoas e organizações a realizar o que se propõem a fazer.

Nesta semana, 23 mil profissionais de TI se reúnem no Microsoft Ignite, em Atlanta, EUA, para aprender mais sobre alguns dos mais recentes avanços em segurança, inteligência e nuvem – a infraestrutura digital que levará a uma escala ilimitada e potencial inimaginável para inovar. Saiba mais sobre as notícias de hoje em nosso press release.

TI no coração da transformação digital

Com o poder da análise de dados e da nuvem, o setor de TI tem a tremenda oportunidade de ajudar a transformar digitalmente cada aspecto do negócio, abrangendo como as empresas interagem com seus clientes, capacitam seus funcionários, otimizam suas operações e transformam seus produtos. Na verdade, os clientes que eu vejo liderar a forma de navegar com sucesso na transformação digital estão abraçando a tecnologia especificamente para abordar áreas estratégicas. E são as organizações de TI dentro dessas empresas que estão no coração do processo, trabalhando lado a lado com os seus parceiros de negócios para alavancar a tecnologia que melhora os resultados de negócios.

Na manhã de hoje, Scott Guthrie foi ao palco do Ignite para mostrar soluções e iniciativas que serão instrumentais para os profissionais de TI conduzirem a transformação digital, tanto agora quanto no futuro. Ele teve a companhia do Vice-Presidente Corporativo de Windows e Dispositivos, Yusuf Mehdi, e outros, que demonstraram inovações que empoderam os profissionais de TI de hoje a liderar o caminho na jornada para a transformação digital de suas empresas. As soluções que anunciamos hoje abrangem segurança, inteligência e a plataforma da nuvem, que funcionam como o tecido que liga nossas três grandes ambições – entregar uma computação mais pessoal, reinventar processos de produtividade e de negócios, e construir a nuvem inteligente.

Segurança

Considerando o panorama de desenvolvimento constante de ameaças e cada vez mais complexo, segurança deve ser uma preocupação para todos nós. Devemos superar as ameaças que se desenvolvem e fornecer meios que protejam a rede corporativa em cada frente e cada dispositivo.

O Windows 10 Enterprise possui grandes recursos de segurança, como Windows Hello, Credencial Guard (Proteção de Credenciais) e Device Guard (Proteção de Dispositivo), que ajudam os profissionais de TI a proteger a empresa. E hoje anunciamos que estamos tornando o Microsoft Edge o navegador mais seguro para empresas com a nova tecnologia de proteção chamada Windows Defender Application Guard. Esse novo recurso irá isolar o Windows 10 de sessões de navegação inseguras, protegendo contra ataques a dispositivos dos funcionários e redes corporativas.

Além de dispositivos, o crescente número de aplicações SaaS com as quais as pessoas interagem a cada dia tornaram a segurança pós-invasão e a proteção avançada contra ameaças mais importante que nunca. Para ajudar a atingir isso, anunciamos o compartilhamento de inteligência sobre ameaças entre Windows Defender Advanced Threat Protection e Office 365 Advanced Threat Protection, que permite que profissionais de TI investiguem e respondam a ameaças ao Windows 10 e ao Office 365 em menos tempo e mais eficientemente.

Operar serviços de nuvem de consumidores e empresas em uma escala global massiva como fazemos com Office 365, Outlook.com e Bing nos dá algumas vantagens distintas do ponto de vista da segurança. Nossa detecção de rastro se estende para além do que qualquer cliente pode monitorar por si mesmo em sua própria organização. Com milhões de atividades acontecendo no Office 365 a cada momento, temos um verdadeiro “mar” de sinais no qual podemos buscar anomalias para rapidamente identificar, antecipar e mitigar ameaças potenciais e reais. Baseado nisso, estamos apresentando o Office 365 Threat Intelligence, entre outras melhorias de segurança do Office 365 que ajudam consumidores a proteger suas redes, interceptar ameaças e responder a incidentes de segurança. Também estamos tornando o Microsoft Azure Information Protection disponível para ajudar os consumidores a classificar, rotular e proteger melhor seus dados sensíveis.

Por fim, os consumidores precisam de proteção por toda a extensão de suas redes – dos dispositivos que seus empregados usam até apps e serviços com os quais trabalham até a infraestrutura que roda tudo isso. Produzimos uma plataforma completamente nova que reúne Windows 10, Office 365 e Microsoft Enterprise Mobility + Security. Esse pacote do nosso software mais avançado e alimentado pela nuvem chama-se Secure Productive Enterprise (SPE). Estará disponível em 1º de outubro, oferecendo produtividade, colaboração, mobilidade, insights para o negócio e uma experiência de segurança sólidas. Se você quer as últimas e mais avançadas atualizações e inovações de segurança para Windows 10 Enterprise, Office 365 e Enterprise Mobility + Security, o Secure Productive Enterprise é para você.

Inteligência

Talvez em nenhum outro lugar a necessidade de transformação seja sentida mais acentuadamente do que em nossa interação com os dados. Chegamos a um ponto em nosso setor em que o poder coletivo da tecnologia supera a do indivíduo; onde, em questão de horas, uma pessoa pode gerar insights que anteriormente teriam levado dias.

No entanto, com a expansão contínua dos dados, os funcionários podem estar confusos sobre onde concentrar sua atenção, o melhor meio de análise e quais as medidas a tomar em resposta. Precisamos de sistemas de inteligência que possam fornecer mais do que a visão do todo quando estamos muito concentrados nos detalhes.

É por isso que estamos infundindo inteligência através do Office com novos recursos, como o Tap para Word e Outlook – funcionalidades que ajudam você a facilmente reutilizar o conteúdo existente em sua organização pela mineração do Microsoft Graph, trazendo o que é mais relevante no momento em que você estiver criando um documento ou e-mail.

Também estamos nos apoiando em inteligência artificial para ajudar você a transformar os processos de negócios e relacionamento com os clientes. Em breve incluiremos Relationships Assistant no Dynamics 365 for Sales para alavancar os recursos de inteligência artificial da Cortana Intelligence Suite e reunir múltiplas peças de dados de clientes de toda a rede, fornecendo um portfólio de informação relevante que ajuda a informar compromissos futuros.

Tem sido ótimo ver como as empresas já estão obtendo valor da Cortana Intelligence Suite, especificamente através do Microsoft Cognitive Services, como, por exemplo, a utilização da Lowe em sua experiência de design de cozinha com realidade mista para acompanhar as preferências dos clientes e monitorar as tendências do mercado para entregar uma solução de melhoramento da casa mais intuitiva. O Uber também está usando Microsoft Cognitive Services para verificar a identificação de um motorista em tempo real, reforçando a sua plataforma de segurança.

Além disso, hoje em Paris, anunciamos um acordo global de vários anos com a Renault-Nissan para avançar em experiências de direção conectada. Vamos trabalhar com a Renault-Nissan para desenvolver a próxima geração de serviços de mobilidade para carros no Microsoft Azure, que irá melhorar a experiência dos clientes, tais como personalização, navegação avançada, serviços de previsão, monitoramento remoto de características do carro, experiências móveis externas e atualizações automáticas. Esta parceria é importante porque vai trazer uma nova experiência digital para as pessoas em escala através das marcas Renault e Nissan em todo o mundo.

A plataforma da nuvem

A base para tudo isso é a nuvem da Microsoft, que oferece às empresas capacidade praticamente ilimitada de escala e uma plataforma para a transformação digital que pode implantar experiências seguras de aplicação multiplataforma e aproveitar o poder do tempo real, análise preditiva.

Hoje anunciamos uma parceria estratégica em nuvem com a Adobe, pela qual a empresa traz os seus serviços de Marketing, Creative e Document Cloud para o Azure, e fazemos do Adobe Marketing Cloud nossa solução de marketing digital de preferência para Dynamics 365 Enterprise. Juntos, estamos ajudando as empresas a usar a nuvem e dados para oferecer experiências atraentes e personalizadas através de cada fase de suas relações com os clientes.

A transformação que eu descrevi é uma que a Microsoft já concluiu, e que mais de 85 por cento das empresas da lista Fortune 500 começaram com a ajuda de nossas tecnologias. A Microsoft é a única empresa que fornece a tecnologia para ajudar em cada etapa da transformação, atendendo os clientes onde eles estão, não importa o ponto de sua jornada na nuvem.

Com a disponibilidade do Windows Server 2016 e do System Center 2016, TI terá uma plataforma à sua disposição que acelera a inovação e ajuda a orientar as empresas na sua transformação. E os profissionais terão uma maneira de gerenciar tudo isso facilmente com novos recursos de monitoramento Azure e atualizações para a nossa Operations Management Suite. Além disso, Microsoft e Docker estão ampliando sua parceria para trazer as vantagens dos containers – uma inovação mais rápida, acelerada, para construir e implantar aplicativos – a mais clientes, tornando o Commercially Supported Docker Engine disponível para clientes de Windows Server 2016 sem custo adicional.

Mal posso esperar para ouvir nesta tarde como o CEO da Microsoft Satya Nadella descreve a visão da empresa para o futuro do negócio e da tecnologia, como a inteligência artificial será usada para avançar a missão da Microsoft de ajudar cada pessoa e organização no planeta para realizar mais, e ver a forma como a maior implantação mundial de arranjos de portas programáveis em campo (field-programmable gate arrays, FPGA), desenvolvidos sob encomenda no Microsoft Azure, pode ser usada para resolver alguns dos problemas mais difíceis do mundo.

Profissionais de TI têm uma grande oportunidade de conduzir os seus negócios neste momento emocionante e transformar essas tecnologias disruptivas em um motor poderoso – não apenas para crescimento, eficiência e oportunidade, mas também para a transformação e a inovação.

As principais empresas do mundo estão apostando seu futuro na nuvem da Microsoft, e TI desempenha um papel crítico no que elas vão se tornar. Implantar Windows 10 e Office 365 municiará os profissionais de TI com as tecnologias mais robustas e seguras para conduzir esta mudança. Na Microsoft, estamos empenhados em capacitar os profissionais de TI, que vão ajudar a levar suas organizações em sua jornada para a transformação digital.

Judson Althoff  é Vice-Presidente Executivo de Negócios Comerciais Globais.