Inclusão em Ação: Andrew lê pela primeira vez com Microsoft Learning Tools

InclusioninAction_1

A inclusão de pessoas com deficiência faz parte da missão da Microsoft de empoderar cada pessoa a alcançar mais. Celebramos e vivemos essa missão todos os dias, desde o trabalho realizado na contratação até a criação de produtos inclusivos. Estamos muito felizes em conhecer como as tecnologias inclusivas empoderam nossos clientes.

Para isso, estamos lançando uma nova série de vídeos focada em histórias de indivíduos, destacando como as tecnologias acessíveis tiveram um papel importante na vida dessas pessoas. Esse é o momento apropriado para falar sobre isso, já que, 3 de dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Te convidamos a acompanhar semanalmente as histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas com as tecnologias da Microsoft. A primeira história é do Andrew e da Mitra, que experimentaram formas diferentes de aprendizado até encontrar uma tecnologia eficaz para alfabetização. No caso de Andrew, a solução foi o Microsoft Learning Tools, que foi adicionado ao Edge com o Windows 10 Fall Creators Update e estará no Word para iPad em breve.

Você pode conhecer a história deles no vídeo abaixo:

Andrew Huber é um garoto de oito anos no início da terceira série. Sua mãe, Mitra, buscou uma solução que ajudasse seu filho em sua dificuldade de leitura. Ela não queria que ele tivesse os mesmos problemas dos anos anteriores.

“A dificuldade de leitura foi da primeira a segunda série, independentemente do método e abordagem da escola e das tentativas em casa”.

Os professores se esforçaram para descobrir o motivo da dificuldade de Andrew. De acordo com Mitra, os tutoriais de leitura individuais e especializados na escola renderam pouca ou nenhuma melhoria, deixando seu filho desencorajado.

“É devastador ver seu filho se sentir como se não conseguisse realizar as coisas que gostaria”.

Ao buscar mais respostas, Mitra levou Andrew a especialistas, e após a conclusão da segunda série, especialistas o diagnosticaram com dislexia. Mitra diz que esse foi o primeiro de dois grandes acontecimentos em questão de semanas.

“Ele ficou feliz em saber o que estava acontecendo, que não era por culpa dele, que havia uma explicação compreensível do porquê ele estava tendo tantos problemas”.

Andrew não vê palavras como imagens em uma página e ler diferentes fontes é como ler um idioma diferente. Ou seja, layouts tradicionais são inacessíveis para ele. Saber que seu filho tem dislexia deu a Mitra o foco para buscar soluções específicas adaptadas às suas necessidades.

Foi nesse momento que um amigo de Mitra recomendou que ela olhasse o Microsoft Learning Tools. Em poucos dias, Mitra e Andrew estavam em uma loja da Microsoft. A equipe puxou ferramentas de aprendizado no OneNote e Andrew conseguiu ler pela primeira vez.

“Andrew, naquele momento, venceu o medo e percebeu que ele poderia acessar algo que lhe era inacessível, e eu vi meu menino ler e sabia que ali estava a resposta, que havia algo que poderia mudar sua vida”.

Andrew agora tem uma maneira totalmente nova de olhar para as palavras em uma página porque o Learning Tools as organiza automaticamente, com uma fonte grande, e depois as expande e muda suas cores. Essas personalizações abriram os seus olhos para o mundo da alfabetização.

Mitra diz que agora Andrew usa ferramentas de aprendizado regularmente. Se ele quiser pesquisar algo, ele pode ditar um termo de busca para a Cortana, colocar o artigo ou o livro no OneNote e clicar no Leitor Imersivo para poder ler sobre o assunto.

Este ano, Andrew começa a terceira série com seu próprio laptop equipado com o Learning Tools incorporado no Office 365. Mitra acredita que isso o capacitará para alcançar o sucesso na escola.

“Estou muito animada para ver o que este ano traz para ele, porque realmente acho que seus professores e colegas de classe vão ficar espantados com o menino que ele se tornou em comparação com aquele do ano passado”.

Acesse o Blog da Microsoft Brasil semanalmente para ver mais histórias de pessoas que superam os limites da produtividade e inclusão com as tecnologias da Microsoft.