Inclusão em ação: Justin promove a inclusão usando a tecnologia como sua voz

Hoje, estamos felizes em apresentar o Justin, um estudante universitário com paralisia cerebral atetóide. Ele é o terceiro de seis indivíduos da série Inclusão em Ação, que destaca como tecnologias acessíveis permitem mudanças transformadoras. Justin usa recursos de acessibilidade no Microsoft Office 365 e seu dispositivo de comunicação para se destacar em seus estudos e exercitar sua paixão por histórias.

Aqui está a história dele.

Justin está determinado a ser uma força que muda o mundo. Como muitos dos colegas da faculdade, ele adora tecnologia, videoclipes, acompanha notícias e esportes, joga xadrez e lê livros. Justin também se diferencia de seus pares, fazendo apresentações públicas, escrevendo para um blog e trabalhando em um romance para jovens adultos.

“Eu acho que é importante para os jovens que têm deficiências compartilhar suas esperanças e sonhos”, disse ele.

Como o personagem central em seu romance, Justin tem paralisia cerebral. Ele usa uma cadeira elétrica para se locomover, além de usar um aparelho auditivo para ajudar com sua neuropatia auditiva e dispositivos com o software Office 365 para se expressar.

Justin Smith é um estudante universitário que usa as ferramentas do Office 365 para estudar e exercitar sua paixão por histórias.

Justin Smith é um estudante universitário que usa as ferramentas do Office 365 para estudar e exercitar sua paixão por histórias.

“A tecnologia é a minha maneira de me comunicar com o mundo. É a maneira de me expor. É a minha voz!”, afirmou.” Não consigo imaginar como seria meu mundo sem isso”.

Justin ganhou seu primeiro dispositivo de comunicação quando tinha três anos. Hoje, ele usa um teclado adaptável, mouse de joystick, software de previsão de palavras e legendas para usar seu computador. Justin diz que as tecnologias acessíveis têm percorrido um longo caminho desde a época em que estava na escola, e o Office 365 está tornando o período da faculdade mais fácil.

Justin usa um teclado adaptável.

Justin usa um teclado adaptável.

Justin usa o Word para elaborar o conteúdo para blogs, trabalhos, histórias e discursos. Se está fazendo uma apresentação, ele tem esse conteúdo programado em seu dispositivo de comunicação. Agora, se for fazer uma apresentação em sala de aula ou para o público em geral, ele usa o PowerPoint. E acessa seus materiais de casa ou da faculdade usando o OneDrive.

Justin usa Word, OneNote e OneDrive para escrever seu romance jovem adulto e fazer seus trabalhos da faculdade.

Justin usa Word, OneNote e OneDrive para escrever seu romance jovem adulto e fazer seus trabalhos da faculdade.

Como Justin também tem problemas de rastreamento visual, ele acha o novo recurso de ‘Foco de Linha’, no Immersive Reader, com o Word Online uma ferramenta útil quando tem que ler materiais para a classe. Também usa o OneNote para organizar seus trabalhos de pesquisa e as anotações da aula.

Ao longo dos anos, Justin desenvolveu uma paixão pelo poder da tecnologia. Ele gosta de ser um forte defensor do uso e desenvolvimento de tecnologias acessíveis.

“Eu consigo ser o jovem idealista que quer ir além dos limites do que é possível. Preciso de pessoas em TI para projetar e construir tecnologia para ajudar a tornar mais fácil para eu fazer todas as coisas que sonho em fazer”.

Acesse o Blog da Microsoft Brasil semanalmente para ver mais histórias de pessoas que superam os limites da produtividade e inclusão com as tecnologias da Microsoft.