Inteligência Artificial + educação: uma combinação perfeita

Share

IA_Educacao_2_TT

A Inteligência Artificial (IA) já ocupa espaços importantes no dia a dia de milhares de pessoas. Às vezes, você nem nota a presença dela, mas a tecnologia está lá. Seu e-mail é uma prova de quão próxima ela está. Quando uma mensagem é classificada como menos importante, por exemplo, e vai parar em uma pasta separada, isso é Inteligência Artificial em ação.

Veja aqui três situações em que você utilizou a IA e nem se deu conta.

Na educação, a Inteligência Artificial tem o poder de transformar a realidade pedagógica de professores e alunos, além de ajudar a combater a evasão escolar. Recentemente, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo passou a usar essa tecnologia para combater um problema cada vez mais comum: crianças e jovens que deixam de frequentar a escola.

Analisando os dados e perfis dos alunos, é possível prever quais estudantes estão mais propensos a deixar de frequentar a sala de aula. Os professores, coordenadores e diretores podem, então, tomar medidas preventivas para controlar a evasão escolar.

Na UNIP/Objetivo, a Inteligência Artificial é usada na tradução simultânea de vídeos e indexação de videoaulas. A adoção da tecnologia trouxe agilidade e dinamismo à instituição de ensino, tornando mais acessível o uso de conteúdos audiovisuais no aprendizado.

“Não há limite para o que a tecnologia pode fazer pela educação”, afirma Daniel Maia, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil. “E a Microsoft tem a missão de democratizar a IA em todos os lugares e mercados. Hoje, as pessoas querem aprender de sua própria maneira. A tecnologia tem o poder de entender como cada um absorve as informações e sugerir o melhor conteúdo para atender a necessidade do indivíduo.”

Mostrando todo o potencial que a tecnologia tem de impactar o processo educacional, a Microsoft participa da 25º edição da Bienal do Livro SP, que vai até o próximo domingo (12). Com espaços diversificados, o objetivo é proporcionar experiências que reforçam o compromisso com a transformação digital para a educação e com a democratização da Inteligência Artificial. Se você for à Bienal, não esqueça de passar nos espaços da Microsoft para conferir as novidades. J

Share