Microsoft agita o setor financeiro com soluções apresentadas no CIAB 2018

As conversas, o movimento intenso nos corredores, apresentações de parceiros, negócios sendo fechados e o encantamento dos clientes marcaram o CIAB 2018. Entre 12 e 14 de junho, o Transamérica Expo Center, na zona sul de São Paulo, reuniu no evento expositores, visitantes e especialistas para falar sobre a transformação digital do setor financeiro.

A Microsoft participou da discussão com um estande no pavilhão C, e também com apresentações e debates da programação. Um dos destaques foi a nova solução de Blockchain, demonstrada no estande. “A novidade, anunciada na Microsoft Build 2018, é o Azure Blockchain Workbench, que funciona como um acelerador para desenvolver as aplicações de forma rápida”, disse Gustavo Paro, especialista em Blockchain da Microsoft Brasil.

Roberto Prado, diretor de Nuvem da Microsoft Brasil, falou sobre o poder transformador da computação em nuvem no painel “Cloud: Uma história brasileira”. “A nuvem é a arte do possível. É uma jornada de toda a organização, cheia de possibilidades”, disse. “Estamos em um momento tão importante quanto o surgimento da internet. É disruptivo e está empoderando as pessoas.”

O evento foi também um espaço para expor as soluções de parceiros para o sistema financeiro. Conheça um pouco sobre cada uma delas:

Neoway

Chamada de Risk & Compliance, lançada em março deste ano, a solução é um conjunto de ferramentas capazes de utilizar os quase 38 milhões de CNPJs no banco de dados da empresa para disponibilizar uma análise de risco completa para instituições financeiras. Por meio de um sistema que roda no Azure e se integra ao Dynamics 365 e ao Power BI, a solução da Neoway permite aos bancos não só verificar a empresa que pode ser seu cliente em potencial, mas também sua rede de fornecedores e parceiros, além de ocorrências de mídia negativa na web, antecipando futuros problemas.

Simply

Graças ao uso de uma rede neural baseada em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, a solução da Simply atua em um dos processos mais trabalhosos dentro dos bancos: a análise de documentos. A tecnologia consegue realizar de forma automática boa parte desse trabalho, com o sistema lendo os dados capturados e cruzando essas informações com outras bases de dados. A colaboração nesses processos é garantida com o Microsoft 365, enquanto o Power BI exibe relatórios detalhados da operação.

Temenos

A solução da Temenos abraça o conceito de Transformação Digital nos bancos por meio de um core bancário 100% digital, tropicalizado e integrado ao Azure, a nuvem da Microsoft. A oferta de Banco como Serviço (BaaS) da empresa abrange as mais diversas linhas de negócios, tais como Retail, Corporate, Wealth, Tesouraria e Fundos, do back office à interface com o cliente final, para garantir a cobertura de todas as necessidades do setor. As novidades incluem recursos avançados de análise integrados ao Core Bancário e uma nova ferramenta de detecção de fraudes financeiras desenvolvida junto à Microsoft e que está disponível no Microsoft AppSource – ambos baseados em tecnologias de aprendizado de máquina.

Adobe

A parceria com a Microsoft permite aos bancos trabalhar e aprimorar toda a experiência dos seus clientes, ajudando a estreitar o relacionamento de ambos desde o primeiro contato. Unindo na nuvem do Azure as forças de ferramentas como Adobe Campaign e Sign com serviços da Microsoft, como Dynamics 365 e Power BI, é possível ter uma visão 360º do cliente em todas as plataformas, gerando, nutrindo e gerenciando leads em tempo real.

Redbelt

A solução de gestão de vulnerabilidade e incidentes RIS (Risk Information Security) ganha mais possibilidades de uso na forma de um módulo integrado ao Office 365. Tendo como base informações captadas pelas ferramentas da Microsoft, o produto da Redbelt dá aos bancos a possibilidade de detectar e remediar possíveis tentativas de invasão, além de funcionalidades para resolver problemas de autoclassificação de dados.

Saiba mais sobre as soluções apresentadas no CIAB no post do News Center.

gestao zapGestão Zap foi o grande vencedor da segunda edição do Hackathon do CIAB

Hackathon do CIAB anuncia o segundo vencedor

Antes do início do evento, nos dias 9 e 10 de junho, 21 equipes se reuniram para o segundo Hackathon do CIAB, com o tema “Inclusão financeira dos pequenos negócios”. A Microsoft foi uma das apoiadoras da iniciativa, oferecendo acesso ao Azure e mentoria técnica às equipes.

O grande vencedor foi conhecido no primeiro dia do evento. Os quatro finalistas apresentaram seus projetos diante dos jurados e de uma plateia animada. Após a deliberação, o Gestão Zap, formado por um grupo de cinco jovens, foi escolhido como a ideia vencedora. A solução foca na gestão de negócios por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. Todos os integrantes ganharam vouchers de certificação Microsoft.

Thiago Butignon é membro da equipe e foi o responsável por “vender” a ideia aos jurados. “O hackathon do ano passado foi muito importante, com um tema pouco explorado. Este ano foi mais leve. Também foi desafiador, uma oportunidade para ajudar o microempreendedor. Agora estamos em busca de parcerias e também de fazer uma pesquisa de mercado”, comentou. Quando perguntado se esperava vencer, Thiago abriu um sorriso tímido: “Acho que sim”.