O Carnaval acabou, mas o Edge continua

Passados os blocos e rasgadas as fantasias de Carnaval, voltamos com outra disposição às atividades normais. Como o trabalho não precisa ser chato e pesado, separamos algumas dicas do Edge que podem facilitar a navegação no seu dia a dia, com destaque para os recursos que o navegador ganhou após a Fall Creators Update, a mais recente atualização do Windows 10.

1 – Navegue no telefone e continue no computador

Com o recurso Edge Continua, você pode começar a navegar usando o Edge no celular e, com um simples clique, continuar do ponto em que parou na tela do seu computador. Para usar esse recurso, é necessário baixar o Microsoft Edge no seu smartphone iOS ou Android.

2 – Acesse sites a partir da Barra de Tarefas

Todo mundo tem um site/página que acessa constantemente, certo? No Edge, você pode fixar os seus sites mais acessados na Barra de Tarefas do Windows, ficando assim a um clique de distância do conteúdo. É fácil: vá até “…” (no canto superior direito da tela) e depois clique em “Fixar esta página na barra de tarefas”.

3 – Acessibilidade na página

Tudo tem que estar disponível para todos. Quem concorda levanta a mão! Isso é possível no Edge com o leitor em voz alta. Esse recurso lê PDFs, livros eletrônicos e até conteúdo web em alto e bom som. No caso de livros eletrônicos, é só clicar ou tocar em qualquer lugar da página e selecionar a opção “Ler em voz alta”. Para sites, clique com o botão direito e depois “Ler em voz alta”. Ainda há opções como mover para o parágrafo anterior, pausar ou alterar a voz e a velocidade selecionando “Configurações de voz”.

4 – Faça anotações em PDFs e livros eletrônicos

Durante a leitura, é sempre bom anotar o que é mais importante. No Edge, dá para realçar o texto ou adicionar uma anotação. Para destacar um trecho, selecione o texto e clique em “Realçar”. Agora, para fazer uma anotação, selecione o texto e clique em “Adicionar uma anotação”. Simples assim!

5 – Em tela cheia

A tela cheia traz uma visão melhor da página. Para ter essa opção, vá até “…” e clique em “Tela inteira” para ocultar a barra de endereços e outros itens. Para voltar, mova o mouse em direção ao topo da tela ou deslize o dedo para baixo e selecione o símbolo para sair do modo “Tela inteira”.

6 – Segurança é essencial

A segurança é importante em qualquer circunstância. Na Internet, ela é vital. Por isso, com o Edge, você pode alterar as permissões do site que pedem o acesso da sua localização e webcam ou enviam notificações para sua área de trabalho. Para ver permissões que você deu, selecione “Mostrar informações do site” (que tem como símbolo um cadeado na barra de endereço). Agora, se você quiser gerenciar permissões de todos os sites, vá até “…” > Configurações > Exibir configurações avançadas > Gerenciar em Permissões do site. É fácil se manter seguro, pode confiar.

7 – Guarde o que é mais importante

Se tem uma coisa que a gente gosta é de praticidade. Nada melhor do que ter tudo à mão, na hora em que você mais precisa. Então, para guardar aquele conteúdo que você quer acessar mais tarde, use a função “Reservar estas guias”. Quando você precisar delas, é só clicar em “Guias que você reservou” para restaurá-las. As duas funções ficam no canto superior esquerdo da tela.

8 – Visão geral das suas guias

Procure uma flechinha para baixo no topo da página. Quando clicar nela, todas as suas guias abertas vão aparecer. Assim, fica mais fácil transitar por elas. Sério, é muito legal.

9 – Traga seus favoritos para o Edge

Você usava outro navegador? Sem problemas, no Edge dá para importar os seus sites favoritos e o histórico de navegação de outro navegador. Vá até “…” > Configurações > Importar de outro navegador. A gente tem um bom <3, fala a verdade.

10 – Tradução instantânea

Faltou nas aulas de inglês e fica pedindo para o colega traduzir os textos? Não precisa, o Edge resolve. É só adicionar a extensão do Translator para ter o conteúdo traduzido em mais de 50 idiomas. O ícone do Translator vai aparecer na sua barra de endereços quando encontrar alguma coisa para traduzir, daí, é só clicar nele para ter tudo traduzido instantaneamente.

11 – Personalize com extensões

O Edge é personalizável, sabia? Baixe extensões populares, como o botão Pin it, do Pinterest, Amazon Assistant, AdBlock, AdBlock Plus, LastPass e muitas outras para deixar o Edge com a sua cara. Na Windows Store você encontra as extensões que deseja e descobre outras muito úteis.

12 – Edite URLs

Isso é, com certeza, mamão com açúcar. É só clicar com o botão direito do mouse ou pressionar e segurar um favorito. Depois é só selecionar a função Editar URL.

Esperamos que você aproveite bastante o Edge em sua experiência com todas essas facilidades. Até mais!