OneNote: volte às aulas com produtividade

Chegou aquele momento de dar tchau para as queridas férias e voltar com tudo para as aulas. Assim como preparamos as resoluções de ano novo, os estudantes fazem suas promessas no início do ano escolar. “Dedicar mais tempos aos estudos”, “aprender matemática de qualquer jeito”, “não bombar em nenhuma matéria” ou “tirar mais proveito das aulas de ciências” podem estar entre os desejos para 2018.

No final do ano, a lista tem de estar zerada, custe o que custar. Para aumentar a produtividade dentro da sala de aula e ajudar os estudantes a cumprirem suas metas, o OneNote é a ferramenta perfeita. Os professores também podem tirar proveito dela para melhorar suas aulas e ter uma visão melhor do progresso de cada estudante.

Por isso tudo, separamos 10 dicas legais para você aproveitar o OneNote na volta às aulas:

1 – Organização

Mesmo que essa característica não seja o seu ponto forte, com o OneNote, é possível manter o mínimo de organização com as suas anotações digitais. Você pode usá-lo como achar melhor: a organização pode ser por Seções ou Páginas; você também pode ordenar por semana, capítulo ou simplesmente jogar tudo lá sem nenhum critério. Você escolhe.

2 – Acesso, colaboração e compartilhamento de conteúdo

Fala a verdade: um tormento na sala de aula é ter que emprestar seu caderno para o colega. Com o OneNote, as anotações continuam disponíveis depois da aula para você estudar, só que o problema do compartilhamento simplesmente deixa de existir. Fácil assim. Você pode compartilhar suas anotações com os colegas quase que em tempo real, além de poder sincronizar automaticamente com o OneDrive para acessar as informações de qualquer dispositivo.

3 – Apresentação de conteúdo

Às vezes, texto não é o suficiente, falta aquele algo a mais. O OneNote permite que você adicione imagens, áudio, vídeo e anotações em qualquer página. Outro recurso bem legal é o tamanho infinito da página para você incluir conteúdo, muito diferente do papel físico.

inserir imagens

Durante a apresentação, é possível selecionar uma parte do conteúdo, aproximar e destacar. Para fazer anotações, digite ou mostre a melhor versão da sua letra com a caneta digital. Se nada disso te convencer, aqui vai uma razão para usar o OneNote: memes. Você pode inclui-los ao vivo, de maneira simples e fácil, no meio da sua apresentação.

4 – Possibilidade de estilos de ensino flexíveis

O OneNote também é amigo dos professores, já que eles podem personalizar o conteúdo pedagógico em sala de aula para ajudar cada aluno individualmente. A ferramenta permite revisar materiais, fazer comentários, individualizar o conteúdo e organizá-lo.

5 – Aprendizado com a caneta digital

Cada pessoa tem uma maneira de aprender. É como juntar as peças de um quebra-cabeça. Com o OneNote, a tarefa de combinar, recombinar e assimilar novas informações fica mais fácil, especialmente com uma caneta digital. Aprender é criar significado e pensar, de várias maneiras, não só anotar tudo usando um teclado.

6 – Apresentações em sala de aula

Melhor do que falar é mostrar, não é verdade? Com o OneNote, as apresentações estão disponíveis em qualquer lugar, mesmo sem acesso à internet. Além disso, elas permitem que você circule pela sala de aula, proporcionando um ambiente de aprendizado mais efetivo e responsivo, para os professores e os alunos.

7 – Suas anotações em qualquer dispositivo       

Em um mundo cada vez mais conectado, as pessoas querem acessar tudo, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Você pode usar o OneNote no PC, no celular ou no tablet, enquanto você apresenta um conteúdo para os seus alunos. Outra função interessante é a inclusão de fotos em uma apresentação no meio do caminho, e todos os dispositivos são atualizados automaticamente. Ensinar nunca foi tão prático.

8 – Busca por anotações

Anotar é bom, mas já experimentou encontrar uma anotação antiga? É aquele sentimento de vitória. No OneNote, você pode fazer isso na hora que quiser e onde quiser. Afinal, todas as suas anotações são encontráveis por meio de tags, que podem ser automáticas ou customizadas por você. A ferramenta também consegue encontrar texto dentro de uma foto ou texto escrito à mão. Legal, né?

9 – As anotações dos seus alunos na mão

É aquela velha história: tudo agora é digital, inclusive as anotações dos estudantes. Em vez de lidar com uma pilha de papel, você pode acessar tudo o que seus alunos escrevem usando o OneNote. Não precisa mais abrir uma pasta e procurar por uma folha específica, é só abrir o notebook.

10 – Você pode tudo

Você está no controle. O OneNote permite rabiscar uma página com uma caneta digital, manter a segurança das anotações, compartilhar informações, gravar um áudio com um comentário, escrever uma conta matemática à mão, compor uma música, incluir um vídeo do YouTube, individualizar sua aula, verificar o aprendizado dos seus alunos e buscar suas anotações antigas. Você que manda!

Com essas dicas, esperamos que todos tenham um excelente ano letivo, cheio de aprendizado e troca de ideias. Aproveitem tudo isso com as ferramentas do Office e ganhem produtividade com o OneNote.