Comemorando três anos de ID@Xbox

16 de agosto de 2016

Postado por admin em Xbox

Por Chris Charla //

Há três anos, anunciamos na Gamescom o ID@Xbox, que permite a desenvolvedores independentes publicar jogos no Xbox One por conta própria e, depois, no Windows 10 com a Xbox Live. (Alerta de spoiler: foram três anos intensos.)

O programa começou com um simples objetivo: garantir que os jogadores de Xbox tivessem acesso à maior e mais diversa coleção de jogos do mundo. Os desenvolvedores independentes estão fazendo alguns dos mais inovadores e empolgantes jogos que estão por aí, então, se facilitássemos a publicação desses games no Xbox, coisas boas aconteceriam! Também queríamos dar aos desenvolvedores um marketplace sustentável e racional para que eles pudessem ganhar a vida e continuar trabalhando em sua arte – afinal, é assim que temos novos jogos!

A equipe tem uma tonelada de trabalho a fazer, começando por ouvir diversos desenvolvedores sobre o que eles esperam de um programa e melhorando continuamente nossos processos e políticas para tornar a criação de jogos para Xbox (e agora o Windows 10, com a Xbox Live) tão fácil quanto possível. Kits de desenvolvimento gratuitos. Acesso grátis ao middleware Unity. Capacidade de criação de jogos para criadores de apps e aficionados.

Então, como estamos? Bem, estou feliz em contar que está funcionando! Mais de 300 jogos foram colocados no Xbox One pelo programa ID@Xbox desde que o Strike Suit Zero estreou em abril de 2014 e há mais de 1.000 (muito mais que isso!) jogos em desenvolvimento hoje para o Xbox One e Windows 10. Temos visto vários títulos com milhões de vendas, e os desenvolvedores independentes trabalhando pelo ID@Xbox e gerando milhões de dólares em vendas na Loja Xbox.

Há tantos jogos de destaque que podemos citar grandes e pequenos – Ark: Survival Evolved, Three Fourths Home, Lifeless Planet, SMITE, #IDARB, Far, INSIDE, Cuphead – e isso nem arranha a superfície da diversidade que os desenvolvedores estão trazendo ao Xbox. Nunca houve uma época melhor para jogar, e estou muito feliz que o ID@Xbox pode contribuir um pouco pra isso!

Durante o percurso, é claro, continuamos a ouvir os desenvolvedores e trabalhar para melhorar as coisas para eles todos os dias – desde revisar e atualizar políticas para levar em conta suas necessidades a processar melhorias que liberam tempo dos desenvolvedores, permitindo que eles invistam mais tempo para polir os jogos; até programas completamente novos, como o Game Preview, que permite que os jogadores comprem e joguem e, enquanto os projetos ainda estão em desenvolvimento, ofereçam feedback diretamente à equipe de desenvolvimento. Trabalhamos muito para nunca perder de vista nosso principal objetivo: garantir que os jogadores de Xbox tenham toneladas de bons jogos ao garantir que o melhor ambiente de desenvolvimento que pudermos dar aos desenvolvedores.

E não estamos diminuindo o ritmo. Neste momento, estamos trabalhando com desenvolvedores independentes para aproveitar os novos recursos da plataforma, como o Xbox Play Anywhere, Clubs e o Looking for Group (LFG) na Xbox Live,e os novos membros da família de hardware Xbox One, como o Xbox One S e o Project Scorpio.

Trabalhamos duro do lado do Windows 10 também – temos incríveis jogos do ID@Xbox chegando ao Windows 10 este ano e muito mais no futuro. E estamos animados em anunciar que o Game Preview estará chegando ao Windows 10 este ano com Everspace, de nossos amigos da Rockfish, como primeiro título. Estou super feliz por podermos permitir que os jogadores de PC experimentem e comprem títulos digitais em desenvolvimento, participem desse processo e ajudem os desenvolvedores a fazer dos jogos do Windows 10 o melhor que eles podem ser. Teremos vários jogos no Game Preview para Windows 10 para contar em breve!

Sei que falo por todo o time ID@Xbox quando digo que poder trabalhar com desenvolvedores independentes em nosso programa é um grande privilégio. Estar em contato com tantos grandes criadores diariamente dá energia e é muito inspirador. Nós sabemos que há mais a fazer, mas estamos motivados para continuar a ajudar os desenvolvedores a trazer grandes jogos!

Chris Charla é diretor de ID@Xbox.

Últimos posts

Tags