Os quatro hábitos para uma vida digital plena e segura

12 de fevereiro de 2016

Postado por admin em Segurança, Software & Serviços

habitosblog

A vida digital deve ter quatro elementos fundamentais: privacidade, segurança, mobilidade e abertura às possibilidades. Quando esses fatores coexistem, uma experiência plena se realiza.

A Microsoft procura conscientizar pessoas e organizações da importância de uma vida digital plena e, para contar essa história, trouxe Trino e Montt, dois humoristas reconhecidos na América Latina, para ilustrar e exemplificar da melhor maneira cada um dos quatro hábitos que tornam nossa experiência digital mais segura.

img1

Proteja sua privacidade

A privacidade não deve ser o preço a pagar pelo uso dos serviços online. Os usuários de tecnologia devem controlar suas informações e atividades pessoais. Trata-se de ter a liberdade de escolher o que queremos compartilhar e com quem fazê-lo.

A proteção da privacidade se traduz na capacidade de tomar decisões sobre como compartilhar nossas informações digitais e atividades online. Indivíduos e empresas devem ter o controle dos seus dados e conhecer as políticas de transparência dos provedores de serviços.

Adão e Eva na ilustração são um sinal de que muitas vezes o “paraíso” tem um preço muito alto: a nossa privacidade.img2

Proteja suas informações

Sem saber, nossa informação pode estar em perigo por conta de software malicioso e outras ameaças que pairam sobre nossa vida digital. Serviços e plataformas que usamos devem proporcionar experiências seguras e confiáveis para minimizar o risco.

Os usuários e as empresas devem optar por soluções e programas que contem com atualizações periódicas de segurança, com a ajuda de centros de dados cada vez mais protegidos.

A nossa informação pode estar comprometida sem percebermos, e os perigos podem diminuir substancialmente se usarmos software legítimo e sempre atualizado.

img3

Amplie suas possibilidades

O consumidor deve ter liberdade de escolha, mais opções para se conectar e interagir, não se limitando a uma única plataforma para se manter produtivo e não restringir a funcionalidade de seus dispositivos.

Os provedores de serviços e ferramentas devem ter uma política de abertura e interoperabilidade com outros integrantes da indústria para tirar o máximo proveito da tecnologia. É necessário que a indústria se comprometa com tal abertura.

Tem sido sempre um problema, desde os tempos pré-históricos, as pessoas realizarem mais com tecnologias que não são compatíveis.

img4

Mova sua experiência

Atualmente, uma vida digital plena passa pela mobilidade. Não é mais dependente do tempo e do lugar para ser produtiva. Aproveitar as vantagens da mobilidade se traduz em atuar de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo, atendendo às exigências do nosso meio ambiente.

A mobilidade e a nuvem permitem mesclar nossas vidas pessoais e profissionais, o que abre um panorama de possibilidades sem precedentes, como passar do computador para o telefone e dele para a TV; por isso, deve ser possível a utilização de ferramentas e aplicações independentemente do dispositivo ou da plataforma.

Uma pessoa multitarefa e onipresente deve ser capaz de estar sempre conectada. Não?

Os ilustradores

Trino Camacho, mexicano, é caricaturista e cartunista, e foi agraciado com o Prêmio Nacional de Jornalismo em charge política (2000) e o Prêmio Pagés Llergo (2006). Em 2012, ele lançou o filme de animação “El Santos vs La Tetona Mendoza”, que participou de festivais de animação com sucesso em países como Argentina, França e Estados Unidos.

Alberto Montt, chileno, designer gráfico e artista plástico, é conhecido por seu blog “Dosis Diarias”, onde publica seus cartuns desde 2006. Cresceu com o humor de Gary Larson e Quino e isso se reflete em seu estilo. Já publicou vários livros de ilustrações como “En dosis diarias” (2008) e “¡Mecachendié!” (2012). Em 2011, a emissora alemã Deutsche Welle concedeu-lhe o BOBs pelo melhor weblog em espanhol.

Com seus cartuns, procuramos mostrar de uma forma divertida que a privacidade, a segurança, a abertura e a mobilidade são quatro hábitos que devemos integrar à nossa vida digital, a fim de garantir que aproveitemos ao máximo as oportunidades oferecidas pela tecnologia.

Do News Center LATAM.

Últimos posts

Tags