Quer melhorar sua produtividade no dia a dia? A Inteligência Artificial pode ajudar!

27 de maio de 2019

Postado por Equipe do Blog em Inteligência Artificial, Software & Serviços

Separamos algumas dicas para você utilizar ainda mais essa tecnologia no Office 365. Veja, também, outros recursos do Windows 10 //

A Microsoft está ajudando seus consumidores a adquirir os melhores recursos para melhorar sua produtividade. Os novos showrooms, que compõem novas mesas de MRR – Microsoft Retail Reimagined, disponíveis em mais de 100 lojas da Via Varejo, trazem dispositivos com tecnologia de ponta para você aproveitar o melhor das nossas ferramentas.

Afinal, quem nunca precisou agilizar uma planilha sem ter de inserir fórmulas mirabolantes ou mesmo criar uma apresentação incrível no PowerPoint? Embora muitos não saibam, isso é possível, pois todas as ferramentas do Office 365 da Microsoft têm recursos de Inteligência Artificial que ajudam a trazer mais produtividade e agilidade para o seu dia a dia.

Para que possa saber como e quando utilizar os recursos de Inteligência Artificial presentes nas ferramentas do Office 365 e no Windows 10, separamos algumas dicas para você. Confira!

PowerPoint

Sabe aquele layout de apresentação que você precisa deixar lindo para uma reunião, mas não vai ter tempo de fazer? O sistema mais utilizado para criação, edição e exibição de apresentações gráficas oferece opções para um design que combine com a leitura que quer dar para seus arquivos. A ferramenta também dá aquela força com tradução e legendas em tempo real.

– Ideias de design: layouts sugeridos pela IA

O recurso “ideias de design” do PowerPoint recomenda slides com designs criados pela inteligência artificial da Microsoft e ajuda você a deixar sua apresentação muito mais bonita. Enquanto você acrescenta conteúdos como imagens, listas e gráficos, a IA trabalha em segundo plano para adequá-lo aos layouts. Leia mais sobre ideias de design aqui.

– Reutilização de apresentações antigas: reaproveite os slides existentes em novas apresentações do PowerPoint 

Em vez de criar slides do zero, localize e reutilize rapidamente slides de seus arquivos ou de outras pessoas na sua organização com a ajuda da IA da Microsoft no PowerPoint. Leia mais sobre Reutilização de apresentações antigas aqui.

 – Tradução, legendas simultâneas e legendas descritivas de imagens para pessoas com deficiência.

Legendas em tempo real no Microsoft PowerPoint é um recurso que utiliza a IA da Microsoft para possibilitar que as apresentações sejam compreendidas por todos, em diversos idiomas e com legendas para pessoas com deficiência auditiva. Esse recurso oferece suporte em 12 idiomas falados e exibe legendas em mais de 60 idiomas. Leia mais sobre as legendas em tempo real aqui.

Dica extra: Deixe sua apresentação mais impressionante com os recursos de inserção de modelos 3D nos slides. Leia aqui.

Skype

A plataforma de comunicação também vem com funções de IA que ajudam a trazer mais produtividade para o dia a dia. Reuniões que necessitam ser gravadas para ouvir posteriormente, por exemplo, ou mesmo a tradução de uma conversa, são alguns dos mecanismos facilitados pelo uso dessa tecnologia.

– Chamadas legendadas

As legendas ao vivo e legendas no Skype permitem ler as palavras que são faladas durante uma chamada. As legendas podem ser aplicadas em chamadas particulares ou em grupo, com bastante facilidade. Leia mais aqui.

Outlook

O serviço de e-mail da Microsoft conta com inteligência artificial para ajudar você a organizar as mensagens prioritárias para responder e aquelas que podem esperar um pouco mais. Com ele, também é possível agendar e controlar reuniões e verificar quem são as pessoas do seu time que estão disponíveis no dia e horário que deseja.

– Cortana

A assistente pode marcar reuniões a partir da agenda e tempo livre dos envolvidos dentro do próprio e-mail (o usuário só precisa escrever no e-mail pedindo para a Cortana agendar a reunião que ela fará). Veja como sincronizar aqui.

– E-mail Secundário

O recurso prioriza as mensagens mais importantes na “Caixa de Entrada” e move suas mensagens de baixa prioridade para a pasta “Email secundário”, ou seja, a tecnologia analisa seus hábitos de e-mail e, com base em seu comportamento, classifica as mensagens mais importantes para você. Leia mais aqui.

Excel

O famoso editor de planilhas, consegue por meio da IA ajudar nas tarefas mais complexas, como a criação de gráficos, transformar textos e imagens em informações avançadas, converter imagens em tabelas e criar matrizes dinâmicas com muita facilidade.

– Conversor de imagens em tabelas

Com o recurso “Inserir dados da imagem”, você pode tirar uma foto de uma tabela de dados impressa ou desenhada à mão com seu dispositivo Android e converter essas informações analógicas em uma planilha do Excel. A nova funcionalidade de reconhecimento de imagem converte automaticamente a imagem em uma tabela totalmente editável no Excel, eliminando a necessidade de inserir dados manualmente. “Inserir dados da imagem” estará disponível na visualização prévia para o aplicativo Excel para Android em breve. Dá até para imaginar a economia de tempo que isso pode trazer para a sua vida, não é mesmo? Leia mais sobre inserção de dados por imagem aqui.

– Ideias: criação de gráficos a partir dos dados e cabeçalhos da planilha

O “Ideias” é um serviço baseado em IA que ajuda os usuários a criarem documentos, apresentações e planilhas profissionais com sugestões personalizadas. O recurso ajuda a identificar tendências, padrões e exceções em um conjunto de dados, o que possibilita analisar e interpretar seus dados em segundos. Leia mais sobre o Ideias aqui.

–  Ação e Geografia

A ferramenta é capaz de reconhecer conceitos do mundo real, começando com Ações e Geografia. Esse recurso com tecnologia de IA transforma um texto simples e fixo em um conjunto interativo composto por camadas de informações avançadas. Por exemplo, ao converter uma lista de países em uma pasta de trabalho para “Geografia”, os clientes podem cruzar dados de localização em uma análise de seus próprios dados. Essa nova capacidade abre um mundo de novas possibilidades à medida que adicionamos novos tipos de dados ao longo do tempo, linhas, colunas, células e mecanismos lógicos. Leia mais sobre tipos de dados aqui.

Word

O Word, o editor de textos que desde 1983 faz parte da vida das pessoas, possui IA para permitir que você produza um currículo campeão, além de sugerir novos acrônimos (siglas) para os arquivos.[1]

Word / LinkedIn

– Resume Assistant[2]

Segundo pesquisa realizada pela Microsoft, 80% dos currículos em todo o mundo são feitos no Word. Por isso, ele ganhou um recurso chamado “Resume Assistant”, que ajuda você a montar ou atualizar seu currículo com base em perfis do LinkedIn. Uma barra lateral sugere exemplos de currículos compatíveis com o seu, listando quais habilidades as pessoas geralmente destacam.

Ele também sugere descrições de vagas para que você possa adaptar seu currículo de acordo com as exigências. Por exemplo, se muitas empresas procuram especialistas em marketing B2C (voltado para consumidores), talvez valha a pena mencionar algo a respeito. Além disso, a ajuda do Office — não apenas do Word — está integrada a recursos do LinkedIn Learning. Por exemplo, se você não sabe como fazer uma tabela dinâmica no Excel, o programa recomenda um tutorial em vídeo. Leia mais sobre os recursos aqui.

Sugestão de acrônimos (siglas) automáticos específicos para cada usuário

Para facilitar o dia a dia e permitir ganhar mais tempo, o Word é capaz de indicar definições de acrônimos difíceis, automaticamente. Usando o Microsoft Graph, a Inteligência Artificial da Microsoft faz sugestões para definições de siglas específicas para você e sua empresa enquanto você lê documentos. Isso facilita a leitura de textos com clareza no fluxo do seu trabalho. Para começar, clique no botão Acrônimos na guia Referências para abrir o painel Acrônimos e ver as definições sugeridas para acrônimos. 

Windows 10

O Windows 10 utiliza inteligência artificial para entender quando é melhor iniciar o processo de update do seu dispositivo. Com esse recurso, o Windows utiliza o aprendizado de máquina para entender qual que é o horário menos produtivo, ou menos ocupado, para propor qual é a melhor hora de instalar o update. Veja mais sobre os recursos aqui.

Ink

Uma caneta digital que transforma qualquer lugar em um local de trabalho. Com o acessório você pode anotar, navegar, desenhar, rabiscar e editar. Se o tempo e o espaço forem limitados, troque o teclado e o mouse por uma caneta digital. No ônibus, no sofá, no chão — envie e-mails, edite e pesquise tudo o que você quiser e quando quiser. Veja mais aqui.

Paint 3D

O aplicativo facilita a criação em três dimensões para todos os usuários de forma simples, com funções facilmente acessíveis. É possível trabalhar com sugestões prontas em 3D ou objetos que os próprios usuários podem modelar e compartilhar. Além disso, é possível adicionar filtros às cenas, tirar fotos na posição escolhida, há diversos tipos de pincéis entre outros recursos. Também é possível imprimi-los em três dimensões e colocá-los numa apresentação do PowerPoint. Veja mais aqui.

Para mais informações acesse nosso site www.microsoft.com/pt-br.

[1] Lembrando que cada serviço depende do seu pacote de assinatura.

[2] Disponível no pacote Office 365

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados