Satya Nadella: Por que os negócios devem aderir à transformação digital, não só para sobreviver, mas também para prosperar

04 de abril de 2016

Postado por admin em Outros, Para negócios

Ajudar a sociedade a progredir está profundamente alinhado à missão da Microsoft de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta para conquistar mais. Para as empresas isso significa uma transformação digital, disse o CEO da Microsoft, nesta segunda-feira, em seu discurso no 1º dia do evento Microsoft Envision em Nova Orleans (EUA).

Os tipos de inovação que a Microsoft se refere são disruptivos. Para as empresas sobreviverem e prosperarem nesta nova era, elas devem adotar a transformação digital. Empresas bem-sucedidas nesta transformação digital têm feito quatro coisas, comentou Nadella: estão engajando-se mais com seus clientes, capacitando seus funcionários, otimizando a forma como executam suas operações comerciais, e transformando os produtos e serviços que oferecem, usando conteúdo digital.

As dimensões não são novas, mas o que mudou é o papel que os sistemas de inteligência agora desempenham, proporcionando uma visão melhor dos dados e convertendo-os em ação inteligente, disse ele.

Tornar-se mais envolvido com os clientes inclui prever o que eles querem antes mesmo que eles próprios saibam, isso com base em inteligência de dados, e de uma forma tão natural quando ter uma conversa com um representante de uma empresa, disse ele. É por isso que a linguagem humana será a próxima nova interface, acrescentou Nadella. “Este é um mundo em que estamos em estágios muito iniciais, mas nós acreditamos que ele será muito mais onipresente em termos de implantação”, disse ele. “Pense em todas as pessoas que usam o SMS hoje, e imagine este meio se tornando muito, muito mais rico.”

Capacitação de funcionários é outro pilar da transformação digital. Por exemplo, quando, por acaso, no trabalho, você descobre que alguém está produzindo algo que você precisa, ou você encontra alguém que tenha a solução para um problema que lhe atormenta.

Você não precisa confiar no acaso para obter esse resultado. Todo esse conhecimento existe dentro de sua infraestrutura corporativa – no seu e-mail, seus documentos, seus aplicativos de negócios – ele está apenas esperando para ser encontrado, usando análises organizacionais para descobrir informações sobre a organização, e fornecer insights do que está acontecendo, ele disse.

O terceiro pilar da transformação digital, que é otimizar suas operações de negócios, significa que não é o suficiente saber o que está acontecendo agora no seu negócio – você tem que prever o que vai acontecer, e então estar preparado para capitalizar com este insight, ele afirmou.

Machine Learning e a Internet das Coisas podem ajudar. Estas ferramentas utilizam milhões de pontos de dados de processos e sensores para reconhecer padrões e gerar conhecimentos preditivos, disse Nadella.
Por fim, a transformação da oferta de produtos e serviços está acontecendo por causa da inteligência de dados. Todas as empresas, em todos os lugares, estão se tornando empresas de dados – desde as que atual no setor agrícola quanto à de finanças, de Nova York a Nova Deli – elas estão usando os dados para conectar tudo, de carros a vacas.

“Nós, como líderes de negócios, não trabalhamos isoladamente. Vivemos em um mundo de múltiplos componentes”, disse Nadella. “Nossa capacidade para crescer a longo prazo está diretamente relacionada com a nossa capacidade de fazer o nosso clima mais sustentável, as nossas economias mais viáveis, e isto só acontece se nos perguntarmos que diferença o nosso negócio está fazendo, que diferença que nós estamos fazendo?”

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