Seis formas para turbinar avaliações, comentários e feedback do seu app

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Uma pergunta que frequentemente recebemos de desenvolvedores é: “Como posso encorajar clientes a avaliar e dar feedback sobre meu app?”

A opinião do usuário não é só útil para o desenvolvimento do produto — ela pode afetar significativamente se um novo cliente vai baixar ou não o seu aplicativo. Assim, além de verificar seu relatório de reviews e o relatório de feedback, o que você pode fazer para aumentar sua classificação e obter mais comentários e feedback?

Compilamos seis dicas rápidas para ajudá-lo:

Peça reviews

Seja direto! Essa é a melhor forma de deixar seus clientes saberem que você deseja ouvir o que eles pensam.

1) Peça no app

Solicite aos seus clientes no aplicativo, com uma caixa de diálogo de classificação e review. Para implementá-la, basta algumas linhas de código. Ou pode abrir diretamente a página de classificação e review do seu app na Microsoft Store. Você também pode permitir que seus clientes abram o Feedback Hub a partir do seu app.

2) Peça com notificações push

Envie uma notificação toast ou de tile, solicitando classificações e reviews. Para segmentar apenas os clientes que ainda não avaliaram seu aplicativo, primeiro crie um segmento de cliente com a definição Has rated == false, na sequência, use as notificações por push para engajá-los.

 

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3) Peça na Microsoft Store

Adicione uma solicitação de comentário na seção O que há de novo nesta versão ou na descrição da sua listagem da Microsoft Store. Depois de listar as atualizações, informe seus clientes de que está deseja receber feedback sobre o que foi atualizado, dizendo algo como: “Ajude-nos a melhorar sua experiência revisando nosso aplicativo.”

 

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Screenshot da página da MEGA Privacy na Microsoft Store.

 

Responda a seus clientes

Respostas atenciosas dizem aos seus clientes que você se importa com as experiências deles.

4) Responda diretamente aos reviews

Deixe seus clientes saberem que a opinião deles é importante. Contanto que eles não desativem o recebimento de respostas, você pode responder a comentários de clientes por meio da API ou no painel. Leia mais sobre como fazer isso aqui.

 

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Screenshot da página de reviews do Sketchable na Microsoft Store.

5) Responda ao feedback diretamente

Quer endereçar um comentário em particular: use o Feedback Hub em seu app. Você pode responder publicamente ou em modo privado e publicar atualizações sobre o status de qualquer problema de usuário que você esteja resolvendo.

Mantenha suas respostas com menos de 1.000 palavras, educadas e objetivas. Leia mais sobre como responder ao feedback aqui.

Ao responder a avaliações e comentários, mantenha suas respostas educadas e respeitosas, pois os clientes podem denunciar respostas inadequadas ou abusivas, e levamos esses relatórios a sério.

6) Corrija os pontos de dor

Se vários usuários estiverem sugerindo o mesmo recurso novo ou correção, considere lançar uma nova versão com essas atualizações — e, ao fazer isso, coloque uma nota na descrição do aplicativo ou na seção “Novidades desta versão”, para que os clientes saibam quais problemas foram corrigidos. Você pode até mencionar que os problemas foram identificados com base no feedback dos clientes e pedir que eles continuem dizendo a você o que eles pensam.

Esperamos que essas dicas ajudem você a informar seus clientes que você deseja saber a opinião deles — e que eles saibam que foram ouvidos.

 

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