Pular para o conteúdo

Videogame para uma revolução social numa comunidade em pobreza extrema

09 de agosto de 2016

Postado por admin em Institucional, Para educação

Share

Jogos de videogame estimulam a violência? São uma perda de tempo? Bom, isso é o que dizem alguns dos que não jogam. Mas essa atividade vai muito além de um simples divertimento, e alguns jogos possuem uma missão social. Esse é o caso do “Sonho de Jequi”.

Sonho-de-Jequi_Brasil-TowerUp-Imagine-Cup

Mas o que esse jogo tem de especial para ser merecedor do terceiro lugar na categoria Games da Imagine Cup 2016, a competição mundial de jovens inovadores organizada pela Microsoft?

Segundo Daniel Sanabria, um dos criadores do jogo, “Sonho de Jequi” é “uma maneira de trazer esperança para o “Vale do Jequitinhonha”, uma região do estado de Minas Gerais citada pela Organização das Nações Unidas como um “vale de pobreza”. Lá, a falta de água é um dos principais problemas e algo que “Sonho de Jequi” busca ajudar. O jogo conscientiza em relação a esse problema global enquanto entretém e conta a história de Jequi, um menino que coleta água. Tudo isso com imagens e músicas que refletem a riqueza cultural daquela região.

No Vale do Jequitinhonha, a escassez de água é um problema sério, e a equipe TowerUp criou esse jogo para divertir e, por sua vez, mostrar o problema daquela comunidade. Conforme o jogador avança pelos níveis, pode doar dinheiro para ajudar a levar água para comunidades que precisam, ao mesmo tempo em que aproveita da música e artesanatos da região, uma vez que as ilustrações e canções do jogo foram baseadas nas produzidas por habitantes de lá.

Eles querem criar heróis entre os jogadores. “’Sonho de Jequi’ quer levar esperança às pessoas por meio de um jogo, através da tecnologia”, afirma Sandro Jerônimo, mentor da equipe TowerUp. E é isso o que acontece: ao jogar, descobre-se que esse problema está a apenas um clique de distância para doar, para construir cisternas de armazenamento de água no Vale do Jequitinhonha.

Brasil-TowerUp-Imagine-Cup

Eles são heróis brasileiros que aproveitam a tecnologia para criar uma mudança real na vida dos que mais necessitam.

O jogo está disponível em:

Windows Store

iTunes

Google Play

Linux

Baixem, conheçam a história de Jequi, a música e a arte do Vale do Jequitinhonha e façam doações para combater a escassez de água na região. Para mais informações, visite http://www.towerupstudios.com/jequi/br/.

Share

Últimos posts

Tags

Posts Relacionados

;